quarta-feira, 8 de julho de 2009

História da Guitarra parte 1

Olá leitores, aqui começa uma série de pequenas reportagens sobre a história da guitarra, no qual todos poderão esclarecer aquelas dúvidas mais frequentes acerca da origem desses instrumentos que temos atualmente e que nas mãos de bons músicos fazem sons magníficos dos quais adoramos apreciar.
A guitarra elétrica é uma evolução da viola acústica ou simplesmente violão, esses últimos possuem uma caixa acústica para amplificar o som através de ressonâncias.
A história do violão está enraizada ao começo da história da civilização humana. Em escavações no Egito antigo, por volta dos séculos III e IV da era Cristã, foram encontrados afrescos e murais que descrevem festas e cerimônias religiosas, onde se viam músicos tocando flautas tambores e um instrumento de cordas semelhante a um Alaúde*. Foram os persas e os árabes que primeiro usaram o nome de “Quitara” para designar um instrumento musical com várias cordas montadas em uma caixa de madeira, que aumentava o volume do som. Esse nome era uma homenagem à “Khitara”, um tipo de harpa que era usada na antiga Grécia em festividades e no teatro. Era associada ao deus Apolo e considerado um instrumento de difícil execução. Daí então, veio o nome de “Guitarra”, como o violão é internacionalmente conhecido, na forma de guitarra acústica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário